Confira o resultado do Lixômetro obtido entre Janeiro – Fevereiro de 2023 nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon:

 O verão chega e junto também os usuários no período de férias e finais de semana com sol. As praias de verão, diferente das estações anteriores, nubladas e chuvosas, estiveram com grande densidade de usuários locais e turistas, e com o aumento significativo no período das festas do Réveillon e Carnaval. Com isso o lixo também aumentou consideravelmente nas areias.

– No período entre janeiro e fevereiro de 2023 foram realizadas 09 coletas que recolheram aproximadamente 2.903 itens separados por categorias, e um peso total de mais de 5,4 quilos de resíduos e rejeitos amostrados (Figuras 1 e 2);

– Itens coletados de todas as categorias estão presentes nas três praias monitoradas (Gráfico 1).

– O resultado da separação dos RSU coletados no primeiro bimestre de 2023, confirmou a prevalência observada no período de agosto a dezembro de 2022: as categorias de RSU prevalentes foram plásticos moles, plásticos duros e bitucas de cigarro.

Predomínio dos plásticos moles são de origem principalmente de embalagens e sacolas geradas pelos hábitos de consumo e descartes incorretos.  (Gráficos 1 e 2).

 

Gráfico 1: Valores em unidades das médias do 10 bimestre (Unid/40M2) dos itens prevalentes em cada praia nos meses janeiro e fevereiro.

- Troféu Porcalhão no quesito médias dos itens prevalentes coletados (em unidades) vai para as praias de Copacabana e Ipanema com valores significativamente maiores de RSU (Gráficos 1 e 3)

 

- PRAIA NÃO É CINZEIRO. Categorias de resíduos danosos à preservação da biodiversidade marinha, as bitucas de cigarro foram encontradas com médias altas e similares nas três praias (Gráfico 3).

Gráfico 2: Proporções das médias dos RSU prevalentes encontrados em cada praia nos meses de JAN e FEV 2023.

Gráfico 3: Médias totais dos itens das categorias prevalentes, obtidas no primeiro bimestre de 2023 nas praias de Copacabana (COPA), Ipanema (IPA) e Leblon (LEB): PD = plásticos duros; PM = plásticos moles; MET = metais; OUT = outros; BIT = bitucas.

- Troféu Porcalhão no quesito médias de peso do lixo coletado também vai para as praias de Copacabana e Ipanema, com valores maiores que no Leblon (Gráfico 4).

 

- Copacabana apresentou valores muito mais altos de peso do lixo do que os encontrados nas outras praias para os itens classificados como rejeitos, mas em relação aos volumes totais de RSU+ rejeitos observou-se valores próximos aos de Ipanema. Esse resultado em Copacabana está ligado a presença de cocos na areia, que quando contabilizados em peso gera um aumento significativo dos valores. Já Ipanema teve grande contribuição de peso dos RSU, assim como no Leblon (Gráfico 4)!!!

 

 

O verão chegou ao fim, e não é apenas porque tem menos gente na areia que tem menos lixo. Repense os hábitos! Mude de atitude! Bora reduzir esses números do Lixômetro!

Jogue o lixo na lixeira, colabore com a limpeza das areias e do mar!

 

Atenção Copacabana e Ipanema e Leblon, ninguém quer ganhar mais um Troféu Porcalhão e pedir música naquele programa de TV no domingo, né?!

Gráfico 4: Valores totais dos volumes de lixo registrados no 10 bimestre de 2023;